Especialistas em finanças pessoais recomendam a metodologia “Máquina do Tempo 40-20-40”. Explicamos tudo neste artigo.
Já foste dar uma olhadela ao site da AT para ver se o reembolso já foi emitido!? Descansa, não és o único. Segundo o ministério das Finanças até dia 11 maio foram submetidas mais de 3,6 milhões de declarações de IRS e 38% destas foram IRS Automático. Quanto aos reembolsos, até agora saíram do cofre do Estado mais de 1.015 milhões de euros O reembolso médio por agregado ultrapassa os 800 euros. E o que fazer com esse dinheiro?
O reembolso do IRS quase que soa a bónus a meio do ano, mas importante lembrar que a AT está a devolver-te o imposto que pagaste “a mais” no ano anterior, tal como alerta o Contas €m Dia neste artigo preparado para o idealista/news.
Há quem use este dinheiro para pagar as despesas ou para começar a pensar nas férias. Mas já que estamos a ficar habituados à mudança, vamos dar um destino diferente a este dinheiro?
Sugerimos-te a Metodologia Máquina do Tempo 40-20-40? Ainda não conheces? Nós explicamos.
Sugestão para gerir melhor o dinheiro
“Enviar” 40% para o passado, 20% presente e 40% futuro! Confuso? Nós contamos-te tudo tintim por tintim.
- Dinheiro para o passado
Significa reservar uma parte do dinheiro para algo que “já foi usado/feito,” mas que ainda está por pagar:
Por exemplo amortizar (total/parcialmente) Crédito pessoal ou cartão de crédito em que as taxas são mais altas, ou pagar algo que vence brevemente, como o IMI.
Se estes exemplos não se aplicam a ti, envia esta fatia para o futuro
- Dinheiro do presente
Gasta em ti, investe em ti. Faz algo que te vá acrescentar felicidade!? Um passeio giro em família, um curso/formação que andes a namorar há algum tempo!?
- Dinheiro para o futuro
Significa reservar dinheiro para o teu “EU” de amanhã. Reforçar ou iniciar uma poupança! Já tens um fundo de emergência? É um bom começo.
Se já tens um fundo de emergência, então podes optar por investir este dinheiro! Investir em um complemento de reforma é uma excelente forma de enviar dinheiro para o teu futuro.
Ainda não entregaste o IRS? Está tudo bem!
A entrega começou 1 de abril e termina em 30 de junho. Para quem tiver opção do IRS automático, a entrega mais simples e mais rápida. Caso tenhas a possibilidade de optar por esta via garante que validas todas as deduções!
De acordo com os prazos previstos na lei, a liquidação do IRS deverá estar concluída em 31 de julho, tendo o imposto de ser pago ou devolvido (através de reembolso) até 31 de agosto.
O que achas desta forma de orientar o dinheiro que recebes de IRS? Esta metodologia tanto serve para o reembolso do IRS, como para um valor extra que recebas.
Ter o hábito de conseguir canalizar dinheiro para o “passado” “presente” e “futuro” é uma forma bastante eficaz de conseguir ter todas as Contas €m Dia.
Artigo que escrevemos para o idealista/news, 14-05-2021