Dia da Criança: qual o melhor investimento para os adultos de amanhã?

Falar de dinheiro não pode ser tabu. Muito menos com os filhos. Os pais são a primeira referência para as crianças e a literancia financeira deve começar bem cedo.

Como não adorar o Dia mundial da Criança, que se celebra esta terça-feira (1 de junho de 2021)? Crianças aos berros felizes a brincar entusiasmadas a correr no parque num belo dia de sol! Na realidade é isto todos os dias, verdade? Todos queremos o melhor para as nossas crianças e garantir o seu futuro é preocupação real de pais, avós e padrinhos. Mas como garantir um bom futuro para os mais pequenos? Qual será o melhor investimento para os adultos de amanhã? 

A nível financeiro, as poupanças que fazemos para as crianças são essenciais. Ter um “pé-de-meia” é ter um ponto de segurança financeira. Contudo isso não define por si só a vantagem financeira que podemos dar aos nossos filhos, tal como alerta o Contas €m Dia neste artigo preparado para o idealista/news.

Há uns valentes anos que o marketing dos bancos se torna muito aliciante para a abertura de conta poupança para menores. Atualmente, como estamos em época de taxas de juro muito baixas, essas poupanças estão a render pouco ou nada (estão abaixo da inflação). A melhor forma de rentabilizar esse dinheiro é perceber qual o horizonte temporal que se está disposto a investir esse dinheiro e aplicá-lo respeitando o conhecimento financeiro e perfil de investidor.

Mas, há sempre um mas….

Como diz o ditado “Compra a quem herdou, pois não sabe o que custou!”. Mais importante que ter uma poupança é saber lidar e gerir o dinheiro. Literacia Financeira é a chave! É um “investimento” de baixo risco que está ao alcance de praticamente todos e que tem um retorno garantido espetacular.

Grande parte das famílias com filhos que procuram os nossos serviços, pedem-nos orientações de como abordar na prática o assunto da gestão do dinheiro e de conceitos financeiros. É fundamental que as crianças/adolescentes entendam o valor do dinheiro/tempo, a importância do poupar e amealhar, do gastar Vs investir.

Para melhor desempenhar o papel de educadores aconselhamos que tentem sempre fazer um investimento na vossa literacia financeira, para poder transmitir conhecimento aos adultos de amanhã. Mais que ensinar conceitos, é importante perceber como aplicá-los na realidade, para que as crianças e adolescentes de hoje sejam cidadãos conscientes e financeiramente responsáveis pelo seu dinheiro. 

Falar de dinheiro não pode ser tabu. Muito menos com os filhos. Os pais são a primeira referência para as crianças da forma como em adultos vão lidar com dinheiro.  

Temas a abordar na literacia financeira aos mais novos:

  • Orçamento mensal: deve ser equilibrado e realista;
  • Diferença entre gastar menos, poupar e investir;
  • Fazer escolhas inteligentes, não deixar que a necessidade de gratificação imediata “ganhe”;
  • Nem tudo o que parece é. Nível de custo de vida: ser rico ou parecer rico?

Deixamos algumas sugestões conforme a faixa etária

Para os adolescentes ou até mesmo entre adultos há um jogo (disponível em inglês) muito popular no mundo das finanças pessoais, este: Play CASHFLOW® Classic Today! (richdad.com)

No nosso instagram @contas.em.dia podes encontrar mais dicas conteúdos práticos para os adultos de amanhã melhorarem a sua literacia financeira.

Artigo que escrevemos para o idealista/news, 1-06-2021

Leave a Comment

Your email address will not be published.